UNIARAXÁ UNIARAXÁ UNIARAXÁ

VISITA TÉCNICA

Os impactos ambientais das usinas hidrelétricas são motivo de grande polêmica nas discussões atuais sobre desenvolvimento sustentável. Como praticamente qualquer atividade econômica, as hidrelétricas causam impactos negativos ao ambiente. 
A grande questão dos estudiosos é saber qual a real dimensão do impacto e como eles podem ser amenizados, já que, dentro das fontes energéticas atuais, as hidrelétricas são consideradas fontes de energia renovável.

CURSO(s):

Engenharia Ambiental e Sanitária (Noturno)

Mais informações do curso - Acesse o curso

OBJETIVO(s):

A UHE Luiz Carlos Barreto de Carvalho (UHE LCBC), anteriormente denominada UHE de Estreito, está localizada no município de Pedregulho, próximo à cidade de Franca, em São Paulo. Possui seis turbinas, totalizando 1.050 MW de capacidade total instalada; o suficiente para suprir a demanda de 20 cidades desse porte. A Usina faz parte do Consórcio de Furnas.  As obras civis foram realizadas em duas etapas: a primeira unidade geradora foi iniciada em outubro de 1964 e entrou em operação comercial em março de 1969. As demais unidades geradoras entraram em operação na seguinte ordem: Unidades 2, 3 e 4 - respectivamente em maio, julho e novembro de 1969; e, Unidades 5 e 6 - foram instaladas em uma segunda etapa, iniciando operação a partir de abril e dezembro de 1972. 

A Atividade consiste em:

  • Visita à Usina Hidrelétrica Luiz Carlos Barreto - para verificação do funcionamento da usina e das medidas tomadas para se minimizarem os impactos ambientais de sua construção, e, também, a sua operação (programas desenvolvidos).
  • Visita ao Horto Florestal Municipal de Estreito – viveiro de mudas voltado à conservação das espécies nativas do bioma Cerrado, contribuindo para recuperação das áreas de empréstimo e revegetação de parte das margens dos reservatórios.
  • Visita ao Parque Estadual Furnas do Bom Jesus e trilhas – para verificação da fauna e da flora do bioma Cerrado, em área de preservação.
  • Trilha às margens do Rio Grande - para verificação da formação do cerrado às margens do Rio e as características do ambiente aquático.

Objetivos:

  1. Realizar a prática de campo que viabilize uma reflexão crítica e abrangente sobre os problemas ambientais.
  2. Promover a conscientização e a sensibilização dos participantes sobre o papel do homem no meio ambiente.
  3. Identificar os impactos causados pela construção e pelo funcionamento das usinas hidrelétricas. 
  4. Propor medidas de mitigação aos impactos antrópicos.
  5. Identificar as características do bioma Cerrado.
  6. Identificar os sistemas aquáticos e suas caraterísticas.

PÚBLICO ALVO:

Discentes e Professores do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.
FOTOS
Visita Técnica à Usina Hidrelétrica de Luiz Carlos Barreto Visita Técnica à Usina Hidrelétrica de Luiz Carlos Visita Técnica à Usina Hidrelétrica de Luiz Carlos Barreto Visita Técnica à Usina Hidrelétrica de Luiz Carlos Barreto Visita Técnica à Usina Hidrelétrica de Luiz Carlos Barreto Visita Técnica à Usina Hidrelétrica de Luiz Carlos Visita Técnica à Usina Hidrelétrica de Luiz Carlos Barreto
CONTATOS Para maiores informações
Telefone (34) 3669-2000
Email carolinecunha@uniaraxa.edu.br